Pular para o conteúdo
Cruzeiro_Recepcao_Claudio
momentos inéditos: a descoberta do bloco e a 1a. sondada no imponente negativo (2014)

DARUMA – muito além da primeira ascensão

Dia 1o. de setembro de 2023 finalizei o que veio a se chamar “Daruma”, mais um belo e difícil boulder em Gonçalves/MG. Na época eu compartilhei a alegria diretamente com amigos próximos e familiares, e documentei devidamente no brasilboulder.info. Me restou editar uma bagunça de filmagens registradas durante 3 temporadas. Consegui ter esse tempo agora em fim de ano. Como não uso o “Narcisogram” há 5 anos, recentemente resolvi dar uma chance mais empenhada no Youtube, visto que sempre gostei de audiovisual e de me expressar nos temas que curto, como escalar, comer e beber. Antes eu tentei o “Xuitter”, que teve uma tentativa de migração de fotógrafos (órfãos de plataforma), mas sabemos que lá é bem conhecido pela toxicidade sem limites. E como meu site pessoal está virando peça de museu, veremos então o quanto aguentarei o YT. Pois esses vídeos dão muito trabalho!

Para complementar o vídeo do Daruma, cito relatos e outros vídeos já publicados anteriormente:

🔗 youtube.com/watch?v=So2w7uSzIJM (#theREALthing V season finale)
🔗 yuri.com.br/claudio/terra-do-nunca (relato do boulder Terra do Nunca)

Daruma é um boneco tradicional japonês. ChatGPT vai saber te explicar melhor sobre ele. A Yuri pintou o olho do nosso “daruminha” após a conclusão deste último projeto, então eu não pensei 2 vezes e batizei o novo boulder de acordo. O fato é que o Daruma foi mero cúmplice de uma missão muito maior nos últimos anos: trabalhar minha saúde para continuar desempenhando nesta atividade que escolhi como meu principal ofício de vida. Em tempos de transições tecnológicas revolucionárias onde as profissões começam a deixar de sequestrar o nosso norte (lembrando que eu fugi desse “cativeiro” em 2010), hoje se eu tiver que me apresentar na fila do pão eu me entitularia orgulhosamente como um simples escalador (sem o profissional).

O vídeo resultante visa motivar como sempre mas, nas entrelinhas, esconde os votos para que encontremos na vida um passatempo desses, inofensivo para o mundo ao seu redor, ao mesmo tempo que agressivo o suficiente para destruir todos os seus escudos. O aprendizado atravessa o ego e atinge a alma quando estamos indefesos. Vem o amadurecimento, que só perde o seu disfarce quando entendemos que jamais seremos maduros o suficiente e, aprender e se entregar diariamente, é uma busca digna de se viver pelo resto dos dias. E foda-se aquela sua escalada mais impressionante.

15 de Dezembro de 2023