Pular para o conteúdo

5 anos enchendo linguiça

Não é todo dia que fazemos “5 anos de alguma coisa”, então fiquei surpreso ao ser avisado pelo wordpress que este blog completou 5 aninhos. Olhando para trás, percebo que a fotografia tem desempenhado bastante neste blog, tanto que movi meu acervo de imagens para cá. Então vamos falar um pouco disto. Um brinde com um registro de mais ou menos a mesma idade: a melhor das melhores, a imbatível Anísio Santiago!

Curiosamente, esta foto me remete a um caso antigo de fotografia minha que foi reproduzida em outros meios, sem minha autorização prévia. Todo fotógrafo certamente lida com essa situação de tempos em tempos. Assim como aquele favorzinho de amigo, quando te pedem para fazer fotografias profissionais de coisas chatas sem se dar conta que estão pedindo para um pintor produzir quadros de graça como se fosse pastelaria do Teleton…

A internet sempre será à prova de legislações, uma liberdade sem a qual não existiriam as primaveras árabes, as mídias ninjas, os pirate bays, as organizações criminosas, etc., assim como o espertinho que utiliza uma foto digital de alguém, algo não muito diferente de um trombadinha que furta um objeto de valor no mundo real.

Venho fotografando desde a época não digital, mais de uma década aperfeiçoando a arte de comunicar experiências de vida através de imagens, compondo entre 4 margens uma infinidade de elementos: cores, linhas, curvas, perspectivas, contrastes, movimentos, emoções e sobretudo luzes, além de toda uma bagagem visionária pessoal, mais uma parte extremamente técnica, e uma dose de sorte para que tudo isso dê certo e cause o efeito desejado no espectador que, na maioria das vezes, pensa que fotografia se resume a pegar uma máquina, apontar e clicar.

Enchi toda essa linguiça, só para pedir encarecidamente que contatem os devidos autores antes de usarem uma fotografia alheia. Os fotógrafos agradecem o respeito…