Mais um item no cardápio do nosso chalé que vivem perguntando como se faz. O mais engraçado é que todos perguntam para a Yuri, sem a menor suspeita de que eu cozinho alguma coisa nessa casa. Mas os tempos estão mudando e a revolução masculina está por vir. Enquanto as mulheres estão conquistando seus lugares nos altos cargos por aí afora, eu exclamo: lugar de homem é pilotando o fogão!!
FAROFA DE MEL
1 colher BEM servida de mel
1 colher de glucose de milho (opcional: ignorar se o mel não for muito líquido)
300g de açúcar
10g de bicarbonato de sódio
Utilize uma panela de fundo grosso para derreter todos os ingredientes, reserve o bicarbonato. Lembre-se que açúcar assim não se mexe, no máximo gire a panela até formar ponto de caramelo, não muito escuro para não amargar. Você pode umedecer o açúcar com um pouquinho de água afim de derretê-lo por igual mais facilmente. Desligue o fogo e distribua o bicarbonato, uma peneira ajuda a não empelotá-lo. Misture tudo rapidamente com uma colher (ou pão duro) e assim que efervecer derrame em uma assadeira. Eu costumo forrar a assadeira com um silicone antiaderente e utilizo uma forma não muito grande, para tentar segurar o creme alto e aerado.
Coloque imediatamente na geladeira para secar e endurecer, demora uns 20 minutinhos. A massa costuma baixar um pouco. Se não ficou leve ou aerada, verifique seu bicarbonato ou procure ser mais rápido durante a mistura e despejar da coisa após adicioná-lo. Use mel de qualidade, não muito líquido, idealmente aqueles que cristalizam. Tente mais, pratique. Enfim, quebre tudo na ponta da faca e guarde em pote hermeticamente fechado. Escolha um lugar fresco, longe do calor, visando manter a farofa seca e crocante.
Uma dica de sobremesa: a farofa vai muito bem com um iogurte mais grosso ou reduzido (estilo “grego”), regado com geléia de frutas vermelhas e um pouco de lavanda fresca. Outra idéia é colocá-la em pedaços menores dentro de um pote de sorvete de creme, passas ao rum, etc… invente um jeito e bon apetit!