Pular para o conteúdo

Dedo de Moça

Dedo de Moça

Gosto muito de pimentas. Gosto do sabor delas, das cores e formatos tão variados! É uma pena que a cultura popular associe essas belezuras mais pelo ardor ou pungência. É comum ouvir quando surge o assunto: “essa é da ‘brava’?”, “conheço uma que me fez suar o bigode” ou “já viu aquela indiana que é a mais forte do mundo?”. Tadinha das pimentas, que tem muito mais a oferecer do que apenas um forte ardido na boca…

Certamente essa admiração vem por influência do meu pai e suas conservas de pimenta. Fui conhecendo diversos tipos, aprendendo a comer a fruta (ao invés de somente pingar o molho), então não ia demorar pra eu plantá-las aqui em meu quintal. Já colhi pimenta de bode (predileta da casa!), habaneros, biquinho, cumari, malaguetas. Agora a bola da vez é a dedo de moça, uma das mais populares no sudeste. Ganhei 2 mudas no ano passado e colhi um montão esses dias. De fácil cultivo, essa deve crescer feliz mesmo em vaso, naquele cantinho iluminado da varanda. Pra quem está por Sampa, no Mercado Municipal tem uma barraca só de pimentas. Já vi até Jolokia e Scotch Bonnet por lá. Vc pode secá-las e aproveitar as sementes para plantar.

Dedo de Moça

Como a dedo de moça não tem sabor muito pronunciado, preparei conservas com alguns temperinhos: sementes de cominho, folha de louro, galhos de orégano e tomilho, um dentinho de alho, um bom azeite. Uma dica bacana é colocar a frutinha do Joá (Physalis), ela absorve bem e fica parecendo uma pimentinha carnuda e suculenta! Mas dependendo da pimenta, vale mais preservar sua identidade, preparando a conserva sem enfeitar com temperos, somente em óleo mais neutro como o de girassol. Enfim, vai conforme seu gosto. Não vou reinventar a roda e descrever o processo todo, pois já existe bastante informação a respeito na internet (santo google), inclusive em português. É só procurar! Até meu pai, que tem 75 anos e possui um blog, deu dicas “passo a passo”, neste post.

Apesar do tempo de guarda antes de começar a consumir, o preparo em si é bem simples, recomendo! Garanto que ter o seu próprio vidro cheio de pimentas em casa vai deixar a sua vida mais gostosa e caliente!! ;-)

DedoDeMoca