Quem não gosta de comida árabe? Eu amo e uma das coisas que mais adoro é petiscar as saudáveis pastas de grão de bico (homus) ou de berinjela (baba ghanouj). Esta última é o tema deste post! Vamos à receita…
BABA GHANOUJ
- 1 berinjela grande
- 1 colher de tahine (pasta de gergelim)
- 1 colher de iogurte natural
- 1 dente de alho esmagado com sal (em pasta)
- 1/2 limão
- salsinha picada (1 raminho)
- sal e pimenta do reino à gosto
- azeite
MÉTODO
- Assar a berinjela: Muitos fazem isto no forno. Eu recomendo fazer direto na boca do fogão, mais rápido e dá um sabor defumado maravilhoso. Embrulhe em alumínio para não fazer muita sujeira e coloque sobre o fogo, girando aos poucos até que toda a berinjela fique mole. Abra ela em um prato e com uma colher, extraia toda a sua polpa que deverá estar “derretendo”. Reserve em uma vasilha, cortando tudo grosseiramente com uma faca. Há a opção de triturar com um mixer, mas eu prefiro manter a textura picada à mão.
- Esprema o alho cru: pique bem, adicione sal, um fio de azeite e com a lateral da faca, pressione até formar uma pasta homogênea e junte à berinjela. Além do sabor, já irá salgar o baba ghanouj.
- Adicione o tahine (pasta de gergelim): isto pode ser encontrado naquelas seções “natureba” dos mercados ou zonas cerealistas. Cuidado com a quantidade, pois o sabor é bem forte!
- Quando a berinjela esfriar um pouco, junte o limão, o iogurte e a salsinha picada, misture tudo e corrija o sal se necessário. Antes de consumir, guarde a pasta durante algumas horas na geladeira para pegar sabor.
Sirva com um fio de um bom azeite e um pão tipo “pita” ou qualquer flatbread. Eu fiz o da foto usando uma massa com gergelim e pouca hidratação (50% de água) esticada no rolo e assada na frigideira. Depois tostei uns nacos no forninho com azeite, finalizando com flor de sal. A coalhada seca pode ser feita com iogurte natural reduzido até a consistência de iogurte grego (use aqueles filtros de pano para café). Adicione limão para acidez à gosto e seja feliz!