Pular para o conteúdo

Tortilla

Taí um quitute prático/fácil, ótimo para fazer uma limpa nos restos da sua geladeira. Comfort food total!

Tortilla

A quantidade de ovos e batatas vai depender do tamanho da sua frigideira. No caso da foto, coloquei tudo em uma assadeira e mandei pro forno. Foram 2 batatas, 2 cebolas, 6 ovos. É mais comum fazerem na frigideira, virando com o auxílio de um prato, cozinhando assim ambos os lados da tortilla.

Com relação às batatas, gosto de cozinhá-las bem, até o ponto em que os pedaços deslizam facilmente na ponta de uma faca. Deixo elas secarem em uma peneira, depois refogo na manteiga para dourar um pouco e aproveito o momento para temperar com o que der na telha. Essa que fiz tinha alecrim, grande parceiro da batata. Se for usar, vale a pena branquear o galho de alecrim em água fervente por uns 15 segundos, depois esfrie sob água gelada. Vai “despertar” seu maravilhoso aroma! Ah sim, refogue a cebola picada até caramelizar… sua doçura é bem vinda!

Em um grande recipiente, junte tudo com os ovos batidos (com sal à gosto e um pouco de leite) e outros adjuntos. Na tortilla espanhola tradicional vai cebola, mas vc (e sua geladeira) quem manda! Invente sua combinação e despeje tudo na frigideira em fogo não muito alto para não queimar por fora antes de cozinhar o interior. Se for de cabo metálico, pode-se finalizar no forno sem a necessidade de executar a temida “manobra” da virada.

Assim como no omelete, a tortilla vai bem demais com uma salada verde. Bon apetit!!