Pular para o conteúdo

Um toque de frescor (orgânico)

Com as épocas quentes vem os pratos frios. E a horta, que andou largada durante a temporada de escalada, volta a ganhar vida e a render prazeres impagáveis. Olha aí os tomates pera e cereja: um galhinho recém colhido desses, levemente refogado e temperado, embeleza qualquer prato!

Além dos tomatinhos, nossa “floresta” de salsinha também sobreviveu ao inverno e à nossa displiscência. Salsa murcha e envenenada de mercado, nunca mais! Essa aqui é do tipo crespa, boa pra picar, colorir e refrescar.

Aí a imaginação é o limite. Um resto do meu pão de cebola com fermentação natural, maionese caseira com cúrcuma, alho e truta defumada, salada de folhas amargas  (radicchio, almeirão, rúcula, chicória) no molho de mostarda e mel, tomatinhos e um caviar de truta lá do meu irmão de Campos do Jordão (Truticultura da Cachoeirinha). As verduras fortes se equilibram com o molho adocicado, cuja pungência da mostarda dijon (quase um wasabi) cai bem com o peixe defumado na maionese e as ovas são uma delícia de se morder…

Se vc gosta de cozinhar ou simplesmente de comer bem, aproveite esta época para plantar, nem que seja um vasinho com temperos ali na janela. Isso poderá mudar a sua vida para sempre! :-)