Pular para o conteúdo

Risoto de beterraba com iogurte

Esse arroz é bonito, leve e costuma converter até os maiores desafetos deste tubérculo maravilhoso que é a beterraba. Descasque 2 delas, picando grosseiramente e bata no liquidificador com água. Se tiver uma centrífuga (juicer), melhor ainda. Coar e reservar o suco em uma panelinha.

Na panela do arroz, refogue um pouco de alho e cebola picadinhos, em seguida adicione o arroz (eu usei gohan, na falta do arbóreo) e deixe-o fritar brevemente, com cuidado para não queimar, mexendo de vez em quando. Neste momento, costuma-se adicionar uma bebida como vinho branco ou vermouth. Eu coloco uma dose de vinagre balsâmico e tampo a panela por alguns segundos para o vapor aromatizar o arroz. Aí é só começar a adicionar o caldo de beterraba (fervendo) aos poucos, até cobrir tudo. Vc pode mexer um pouco, suavemente, sem detonar o arroz. Continue adicionando o caldo conforme necessário, experimentando até que fique al dente. Neste ponto, desligue o fogo, é hora de temperar: ajuste o sal (inevitável ficar doce devido à beterraba, mas o parmesão ajuda balancear); coloque um pouquinho de açafrão diluído em água (combina bastante!), um bom punhado de parmesão ralado e misture bem. Por último uma colherada de manteiga para finalizar com brilho e mais sabor.

No prato, em volta do arroz (que deverá ficar bem úmido e com cor forte), espalhe o iogurte: eu prefiro tipo coalhada, bem azedinho e não muito líquido. Se não tiver, vc pode engrossar iogurte natural deixando-o em um coador de papel (de café) por 1/2 hora na geladeira, mais  meio limão espremido e uma pitada de sal. Par perfeito com o arroz de beterraba! Vai muito bem com vinho tinto, comi esse da foto com um Merlot, cuja doçura harmoniza com o arroz, e a acidez emenda no iogurte. Recomendo!!!

Inspiração: restaurante Maní, by Helena Rizzo