Neste último fds, mais uma viagem maneira, desta vez fomos respirar os ares do sul de minas e prestigiar o festival anual que rola em Itajubá. Felizmente, São Pedro colaborou abrindo uma janela no meio dessa frente fria molhada!
Foi apenas a minha 3a. visita, mas cada ida tem servido para reforçar minha opinião de que lá é um pólo de escaladas de excelente qualidade e com organização exemplar (lembrando que muitos picos estão situados em propriedades particulares). Seja a tua praia escalada esportiva, boulder ou tradicional, tem de tudo um pouco.
Como estive lá na Páscoa deste ano, desta vez fui com alguns objetivos mais específicos: o primeiro era provar a via Waimea 9b na Pedra da Piedade, uma aresta negativa que fiquei namorando na última vez, e realmente merece 5 estrelas conforme já ouvi dizer! Dei 2 pegas e na tentativa de cadena fui muito displicente ao atacar sequências erradas, e o excesso de imprevistos me esgotou lá em cima. O Naoki mandou muito bem, fazendo a via de segunda. A via merece muito ser revisitada, e com câmera em mãos, pois o local é super aéreo!! Recomendo demais!
O outro objetivo era o boulder Psyco, um V10 lá no sítio Paraíso (dos “Bordis”), sede do festival este ano. Este eu já havia experimentado anteriormente, e desta vez após uma noite bem dormida (regada ao melhor torresmo que comi este ano, diga-se de passagem :-), rolou a cadena, seguida do Naoki e ainda depois o Mury (Passa Vinte) abriu uma variante que inclui um longo dinâmico no agarrão do boulder “45”! Aliás, esta alma caiu do céu por lá, pois um beta precioso foi compartilhado. A cave deste bloco é “gringa”, lembra aqueles granitos mais claros, duros e polidos.
Ainda nos blocos, gostei de ver o Alexis evoluindo nos problemas e surpreendendo, passando pelo clássico Febre Reumática V5 em flash! A vibe tava muito boa, todos se divertindo com as pedras e nada mais além de pedras…
A única coisa lamentável mesmo, foi o “esperto” que vos escreve ter esquecido a filmadora ligada da noite pro dia, zerando sua bateria. Uma pena, pois o evento foi digno de documentação. Falando nisso, aproveitei a memória fresca na cabeça e atualizei o “Mapa de Escaladas“, último lançamento de utilidade pública do Escalada Café:
http://www.escaladacafe.com.br/mapa/paraiso-dos-bordis
http://www.escaladacafe.com.br/mapa/pedra-da-piedade
Eu no momento em que o “Psyco” se junta ao “Cavernoso” – Paraíso dos Bordis (foto do Alexis)