Pular para o conteúdo

Aconchego Carioca & Tcheca

Foram orgasmos múltiplos. Portanto divido este post em duas partes:

Aconchego Carioca [ Rua Barão de Iguatemi 388 – 12h/0h (sáb. e dom. até 18h; fecha seg.)]

Situado na região da Praça da Bandeira, trata-se de um minúsculo restaurante/botequim/bistrô que pode não ser tão antigo quanto as casas de tradição gastronômica do Rio, mas já torço enormemente para que o Aconchego esteja ali para sempre e que o local seja tombado pelo patrimônio histórico brasileiro :-)

Os pratos você pode confiar em qualquer um. No meu último ataque ao local, mandei um Baião de Dois que estava maravilhoso, e ainda levei uma “quentinha” para casa (preços justos, dada a fartura dos pratos). Os petiscos não ficam para trás: aqui faço questão de indicar o delicioso bolinho de feijoada, sequinho e crocante por fora, vem recheado com feijão e couve, mais a escolta de torresminhos e um shot de capirinha. Vale lembrar que este bolinho faturou o 2o. lugar no festival “Comida di Buteco” que rolou este ano no RJ. Como escalador, não posso me dar a este luxo todo santo dia como eu queria, mas eu sou do tipo que não dispensa a gordurinha da carne…

A propósito, o Aconchego está fazendo uma parceria com o bar e casa de shows Cinematheque, estabelecimento do mesmo grupo da Casa da Matriz, Teatro Odisséia, etc. Quem mora no Botafogo tem agora à disposição os requintados pratos da Kátia Barbosa. Ainda não fui lá pra conferir, fico devendo esta impressão.

Tcheca (blog)

Vamos à parte líquida. O Aconchego Carioca, por incrível que pareça, dispõe de uma extensa carta de cervejas nacionais e importadas, coisa que você imaginaria somente em bares da cidade com cara de pub europeu. É lá que acontecem as reuniões da Acerva Carioca, a Associação de Cervejeiros Artesanais do RJ. Enfim, comida brasileiríssima sem precisar tomar aquela cerveja macro com gosto de papelão amanteigado! Como dizem os gringos, it doesn’t get any better than this…

Foi lá que pude experimentar a limitadíssima “Tcheca”, cerveja criada pelos renomados Botto, Edu Passarelli e Alexandre da Bamberg. Humildemente reconheço que foi a melhor cerveja tipo Pilsen que eu já bebi, a mais equilibrada. Tal perfeição fez sucesso até no consulado da República Tcheca! Não é a toa que foram 2400 garrafas todas SOLD OUT em apenas 6 dias. Portanto, se ver uma por aí, não perca a oportunidade.

Cheers! Saúde!