Pular para o conteúdo

Frango empanado

Filezinho de frango grelhado me remete a rango de marombeiro querendo umas proteínas limpas, sem graça. Hora de melhorar essa impressão utilitária da comida e apreciar um bom e simples filé de frango, empanado com farinha de rosca de pão de fermentação natural. Fica fantástico!

Filé de frango empanadomais um almoço feliz

Mas quando penso em carne empanada, confesso que minha vontade de fazer em casa veio de uma experiência não muito prazerosa: última vez que comi uma dessas em restaurante, foi punk. Completamente esturricada, mergulhada em um óleo que me deu a impressão de ter sido usado o mês inteiro. Resultado previsível: intoxicação. E ainda paguei pela agressão toda! Então vamos lá, filezinho de frango na chapa, light como diz a moda, feito no aconchego do seu lar:

Farinha de rosca

Aquele resto do seu melhor pão (pain au levain, no meu caso aqui), vou guardando ele velho e duro para então triturar tudo no liquidificador. Basta pulsar em pequenas quantidades para obter uma farinha que vale ouro. Mais um estímulo para diminuir o seu consumismo no mercado! Você nunca mais vai querer comprar farinha de rosca industrializada…

Peito de frango

É preciso que o filé seja fininho, para que possa ir à frigideira em tempo curto, se for muito grosso irá demorar para cozinhar e queimará a farinha em volta. Gosto de cortar tipo “borboleta” (passando uma faca afiada, abrindo como um livro), rendendo 2 filés para cada lado do peito. Limpe bem as gorduras e ossos (se não tiver em mãos um peito desossado). Com um filme plástico em cima e um rolo de massa (ou o fundo de uma panela, por ex.) bater achatando de maneira uniforme até conseguir filés com menos de 1cm de espessura.

EmpanandoFilés empanados com farinha de rosca caseira, de fermentação natural

Empanar

Do jeito tradicional: polvilhe farinha branca primeiro, pincele ovo batido em seguida, para então passar a farinha de rosca. Não esqueça de temperar o frango antes (sal e pimenta do reino à gosto). Fritar na manteiga com um fio de azeite (sem exagerar muito para não encharcá-lo), virando após 2 ou 3 minutos. Teste o ponto pressionando a carne com a ponta do dedo, ela deverá afundar e voltar, caso contrário, ainda está crua. Pontualidade é importante para não esturricar. O objetivo é o filé sequinho e crocante por fora, macio e suculento por dentro.

Acompanhamentos

Frango empanado pede um contraste cremoso para destacar as texturas. Fiz uma maionese caseira com milho refogado nesta ocasião, combinação clássica. Purê de mandioquinha, abóbora, banana da terra, iogurte reduzido com maracujá, enfim… use sua imaginação! Pense bem nessa “parceria”, pois potencializa o prato. E não esqueça uma salada verde para completar o conjunto.

Garfadaaí está uma maneira deliciosa de se comer peito de frango

Gosto tanto que já escrevi a respeito em outro post! Procurei detalhar melhor neste, e espero ter convencido vocês a tentarem. Bon appétit!!