Pular para o conteúdo

Macarrão rápido

Faz tempo que não boto uma receitinha, então aqui vai uma rápida…

Pastafast-food pasta

Apesar de abraçar o movimento slow food, esse aqui eu admito que não leva mais que meia hora, ou 15 minutinhos se tiver com pressa! Não tem desculpa: bora pra cozinha pessoal!

Temperosdetalhe da manjerona acima: pequenina, porém potente e essencial

INGREDIENTES

Uma inspiração meio “provençal” (tapenade, pesto) resultou nessa combinação de alho, azeitonas pretas e anchovas picadinhas (2 filezinhos por pessoa, no máximo) rebatidos por vinagre/aceto balsâmico, ervas frescas (manjericão e manjerona), um bom azeite e parmesão ralado. O toque final fica por conta de amêndoas picadas e tostadas previamente (na frigideira), defumando o prato.

MÉTODO

Tudo a se fazer é cozinhar o macarrão (não salgar a água, deixe o sal por conta das anchovas e azeitonas), preferencialmente parafuso neste caso (o da foto é integral) religiosamente al dente. Escorra bem, pingue azeite e gire o escorredor, polvilhando pimenta do reino moída na hora, temperando os parafusos. Se preferir, eu costumo substituir o óleo de minha conserva de anchovas por azeite, utilizando o precioso líquido em ocasiões como esta. Enquanto isso, derreta uma colherzinha de manteiga em uma frigideira com um fio de azeite, doure o alho picado e despeje o macarrão, girando bem a panela. Desligue o fogo junte o restante dos ingredientes (deixe as ervas frescas por último para não queimá-las), até incorporar bem. Seja sutil com o balsâmico: a ideia é dar acidez e doce para balancear tudo. Pronto! Hora de provar e ajustar o tempero se necessário. Ao servir, regar com um bom azeite e ralar mais parmesão (esqueça aquele queijo-ralado de saquinho).

Se deixar esfriar, dá pra usar muito bem com uma salada verde. E mordendo minha língua cervejeira, este macarrão pede um vinho tinto. Uma verdadeira explosão de sabores…

Bon appétit!