Pular para o conteúdo

Em busca do PF perfeito

“Prato Feito” pra mim é sinônimo de refeição completa, de barriga feliz e satisfeita. Símbolo da culinária brasileira popular, perdeu um pouco de força perante à proliferação dos restaurantes “por quilo”, mas minhas lembranças mais satisfeitas dos meus idos tempos de trabalhador brasileiro são, sem dúvidas, os almoços a la carte com um belo PF (e um necessário cafezinho depois!). Hoje, aquela corrida hora de almoço das épocas babilônicas deram lugar a um cozinheiro lento, parecido com seu estilo de escalada, de pouca pressa e muito capricho. Longe do consumo diário em restaurantes, reconstruí minha experiência deste cardápio expresso, incoscientemente influenciado por minhas memórias comensais de botequim. Vamos ao que interessa, a receita:

PFa felicidade está na mesa

Arroz com brócolis

Esse é fácil: usei arroz integral cozido com umas 2 estrelinhas de anis (removidas depois) para perfumar. O brócolis eu gosto de cozinhar brevemente no vapor, pico tudo, tempero com sal e pimenta do reino à gosto, para então juntar ao arroz. Vai bem alho frito em cima de tudo, mas deixei este papel para a minha farofa…

Farofa

Farofa caseira merece um post à parte. Essa aí tem o seguinte: alho frito (não aqueles comprados a granel, eu mesmo laminei e fritei) picadinho até parecer um pó. Mais azeite de dendê, que combina bem com um coco ralado. E um pouco de sal e pimenta rosa moída. Começo tostando farinha de mandioca branca fina, na mesma frigideira onde fritou o alho. Depois de alguns minutos, pingo o dendê, misturando até amarelar, desligo o fogo e junto os temperos. Fica levemente adocicado, com um sotaque baiano.

Picadinho

Feito com sobras de churrasco em ponto não muito passado ou seco, picados grosseiramente (removendo as gorduras). Mas normalmente se usa carne moída ou qualquer bife bem picadinho (moído na “ponta da faca”). Inicie com um refogado de alho, cebola e 1 cenoura picada, o que deve dar para cerca de 1/2Kg de carne. Reserve. Salteie a carne, temperando com pouco sal e finalizando com 1 xícara de shoyu (diluído em 50% de água). Junte o refogado e complete com um molho de tomate de sua preferência (se não tiver experiência aqui, apele para o Pomarola). Uma boa esguichada de aceto balsâmico, para então tampar e deixar cozinhar em fogo baixo, até encorpar. Dica: fica BEM melhor no dia seguinte! Nesta ocasião eu ainda fiz um adendo: aproveitei uma infusão de Lapsang Souchoung que a Yuri usou em seu curso, colocando no picadinho, com as folhas inclusive. O defumado deste chá deixou a coisa pra lá de especial…

Salada de almeirão

Uso almeirão folha larga, felizmente da minha horta. Faço um charutão com várias folhas e corto bem fininho, que nem couve. Um tempero leve de apenas limão, fio de azeite e pouco sal, mais pimenta do reino à gosto. O amargor e acidez trazem frescor e contraste perfeitos para o picadinho.

Pimenta

Opcional, porém é um potencializador desta experiência toda. Minha conserva atual contém pimenta de cheiro, uma cerejinha suave como a dedo de moça. Saiba mais a respeito neste post.

Ovo frito

Imprescindível que seja de gema mole. Cada um faz de um jeito, eu costumo fritar na manteiga e logo tampo a frigideira, pingando um pouco d´água antes. Um processo rápido, portanto feito por último. Uma pitada de flor de sal no ovo e pronto, seu colorido “Prato Feito” está (per)feito! ;-)