Pular para o conteúdo

Macarrão + Abobrinha + Pesto

Taí uma combinação comum, fácil e leve. A abobrinha e o alho são “irmãos”, harmonizam com o toque suave de alho do pesto, cujo parmesão tbem vai bem com a abobrinha, o pinhão dá a mordida, o manjericão adora uma massa e o azeite liga tudo! Ótimo em dias quentes ou simplesmente uma prazeirosa injeção de carboidratos…

Não tem segredo, a recomendação principal mesmo é fazer a abobrinha fatiada em tiras fininhas. Um descascador (peeler) ou a lâmina do ralador ajudam neste caso. Pra combinar com as tiras de abobrinha, importante a massa ser do tipo tagliatelle ou pappardelle. A idéia é que as tiras de abobrinha e macarrão se confundam e enrolem juntas na mesma garfada. Eu faço a minha própria massa e recomendo a todos: nada como comer ela fresquinha, do tamanho que vc quiser, rústica e elaborada com carinho. Mas isso é assunto para um outro post.

Uma abobrinha italiana fatiada costuma servir este macarrão para 2 pessoas, assim como 1 dente de alho, que não precisa ser muito grande pois já tem alho no pesto. Este, por sua vez, tenho feito com pinhão cozido, uma adaptação de sotaque “local” que fica ótima, na falta do pinoli. Basta misturar com um bom punhado de manjericão fresco, um pouco de alho picadinho, azeite e parmesão ralado. Um processador facilita este processo. Os mais puristas usam pilão/almofariz. As quantidades vou deixar para vc determinar, é preciso provar e ir ajustando o pesto…

Enquanto esquenta uma panela com água e uma pitada de sal para o macarrão, refogue no azeite o alho e em seguida as tiras de abobrinha. Ajuste o sal, adicione pimenta do reino moída e umas gotinhas de limão, que costumam puxar o frescor do manjericão. Isso não leva mais que 2 minutinhos, queremos a abobrinha al dente, pois se ela amolecer muito, aí vai embolar, grudar, desmanchar ou perder a “paridade” com o macarrão, que assim que for escorrido deve ser colocado ainda quente na frigideira das abobrinhas e misturado bem, durante alguns minutos para que pegue sabor. Aproveite para corrigir o tempero e azeitar um pouco mais.

Para servir, monte o prato com colheradas generosas do pesto e um bom parmesão ralado em cima, mais um fio de azeite para arrematar. Algo me diz que cervejas claras de trigo fariam o par perfeito desse trem!